Todos nós, mesmo que não saibamos, devemos estar cientes da importância de manter a saúde bucal no dia. Isso é essencial para prevenir o desenvolvimento de doenças, o aparecimento de cáries e até mesmo a perda de dentes. Realizar visitas regulares ao dentista é fundamental. Na odontologia, um profissional que pode auxiliar em diversos aspectos é o dentista clínico geral. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse especialista e sua relevância.
Com certeza, você já ouviu falar de um médico clínico geral, certo? Da mesma forma, o dentista clínico geral exerce uma função semelhante, porém no campo da odontologia.
Esse especialista é formado após anos de estudo e está preparado para atuar em diversas áreas da saúde bucal.
Ele tem um papel fundamental, pois, em muitas situações, é quem faz o primeiro atendimento ao paciente, criando uma relação de confiança. Isso é particularmente importante, considerando que ainda existem muitas pessoas recebendo ir ao dentista.
De forma geral, o dentista clínico geral é indispensável para preservar a saúde bucal e o conforto dos pacientes.
Quando você enfrentar problemas bucais, como dor de dente, cárie ou necessidade de tratamento de canal ou remoção, o diagnóstico provavelmente será realizado por um dentista clínico geral. Após avaliar a condição do paciente e solicitar exames, esse profissional pode chegar a um diagnóstico e, se necessário, encaminhar o caso para um especialista. No entanto, não se engane: o papel do dentista clínico geral vai muito além de encaminhar pacientes, pois ele também realiza diversos tratamentos e atendimentos de emergência.
Como é o primeiro a atender o paciente em casos emergenciais, cabe a ele estabilizar a situação e realizar procedimentos iniciais para aliviar a dor. Além disso, o dentista clínico geral realiza tratamentos e cuidados que ajudam a manter a saúde e a higiene bucal no dia.
Entre os principais tratamentos realizados por esse profissional estão:
– Aplicação de flúor;
– Limpeza dentária;
– Remoção de tártaro e placa bacteriana;
– Tratamento de cárie;
– Avaliações regulares;
– Orientação sobre cuidados com a saúde bucal.
Vale lembrar que não é regra que o dentista clínico geral encaminhe pacientes a outros profissionais. Em muitos casos, ele é totalmente capaz de resolver o problema, realizando procedimentos como restaurações, profilaxias, ajustes e até pequenas cirurgias.
Além disso, é função do dentista clínico geral indicar tratamentos e realizar diagnósticos. Atuando na linha de frente da odontologia, ele atende pacientes de diferentes idades e com variados problemas bucais. Cabe a ele incentivar a importância de consultas regulares ao dentista, preferencialmente a cada seis meses, para prevenir tratamentos longos e dolorosos, bem como doenças gengivais.
Segunda a Sexta:
07h30 às 19h30
Sábado:
Sab: 07:30 às 13:00